Sobre o CRQ

Histórico

O Conselho Regional de Química da 6ª Região é uma autarquia indireta da União, criada por meio da Resolução Normativa (RN) nº21 de 18/12/1968 do Conselho Federal de Química e instalada em 17/01/1969, sendo parte integrante de um sistema que exerce a fiscalização do exercício da profissão do químico nos termos da Lei nº 2.800 de 18/06/1956.

Inicialmente era uma Delegacia do CRQ - 1ª Região, com sede em Recife - Pernambuco, passando a atuar, em seguida, em nova área, com jurisdição abrangendo os Estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Acre, e os então Territórios Federais do Amapá, Roraima, e Rondônia, com sede em Belém, sendo referidas unidades Delegacias subordinadas ao CRQ - 6ª Região.

Após 1985, o Conselho começou a ser desmembrado com a criação do Conselho Regional de Química da 11ª Região compreendendo o Estado do Maranhão, com sede em São Luis, e com a criação do Conselho Regional de Química da 14ª Região no Estado do Amazonas, com sede em Manaus, o qual passou a jurisdicionar os Estados do Acre, Rondônia e Roraima, ficando vinculado à área do Conselho Regional de Química 6ª Região apenas os Estados do Pará e Amapá.

Image

Perfil

Criado pela Lei Federal 2.800, de 18.06.1956, o CRQ VI, assim como o Conselho Federal de Química e os demais Conselhos Regionais, é uma entidade de personalidade Jurídica de Direito Público, possuindo autonomia administrativa e patrimonial.

O principal objetivo da fiscalização é evitar que a sociedade seja prejudicada pela fabricação de produtos e execução de serviços na área da Química por empresas clandestinas ou pessoas desprovidas de conhecimentos técnico-científicos.


Apoio a Capacitação profissional

Além de cumprir seu papel em defesa da sociedade, o CRQ VI desenvolve atividades visando a oferecer aos profissionais e empresas do setor químico a oportunidade de terem acesso as ferramentas que os tornem mais competitivos.

  • Para isso realizou:
    • Implantação de um programa contínuo de cursos e palestras técnicas;
    • Colaboração na divulgação e patrocínio de eventos acadêmicos;
    • Realização do "Encontro de Profissionais da Química da Amazônia".
© 2017 Conselho Regional de Química da 6ª Região. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Prospecta Digital