admin

admin

Segunda, 08 Abril 2019 15:06

Mensagem Presidente

Prezados Químicos, acadêmicos de Química, estudantes de pós-graduação, demais profissionais da área da Química e afins.

Em Belém-PA, no período de 10 a 13 de setembro de 2019, realizaremos o 16o Encontro de Profissionais de Química da Amazônia-16o EPQA, cujo tema é “50 Anos do Conselho Regional de Química VI Região na Amazônia”, o local será no setor de Eventos do Hotel Princesa Louçã em Belém-Pará.

Desejamos organizar o melhor Encontro de Profissionais de Química da Amazônia, para tanto elegemos um local capaz de oferecer uma infraestrutura científica, cultural e social compatível, entretanto, a presença de vocês é parte fundamental para o sucesso deste evento.

Queremos congregar e confraternizar com todos aqueles que buscam o aprimoramento científico como ferramenta essencial para o fortalecimento e reconhecimento da profissão da Química na nossa sociedade. Estes Encontros têm servido, para distinguir publicamente aqueles que, através do seu próprio desempenho, nos fazem acreditar que a Química evolui sem cessar. Em cada edição bianual do EPQA, fazemos questão em atribuir os prêmios: Clara Martins Pandolfo, Menção Honrosa ao Profissionais que completaram 50 anos de formatura na Química e Honra ao Mérito ao profissional da Indústria Química. Aos profissionais que se distinguiram e por contribuírem para o sucesso das suas Organizações, Entidades e, consequentemente, para o aumento do bem-estar da sociedade onde se encontram inseridos. Creio que, também neste Encontro, onde estaremos fazendo 50 de CRQ VI, temos bons motivos para cumprir esta tradição de entrega de prêmios, pois as pessoas que iremos distinguir são merecedoras do nosso reconhecimento e admiração.

A Comissão Organizadora está trabalhando em cada detalhe, para que este evento seja único e importante nas suas jornadas profissionais.

Não deixe sua inscrição para última hora, pois as vagas são limitadas.

Contamos com a presença de todos. Até breve.

   Prof. Dr. Célio Augusto Gomes de Souza

Presidente do Conselho Regional de Química VI - PA/AP

 

Quinta, 21 Março 2019 13:18

Convênio CCBEU

O Conselho Regional de Química - 6ª Região celebrou Convênio com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), no qual seus associados, funcionários e dependentes poderão matricular-se nos cursos regulares de inglês, exceto o curso Kids, cursos de artes e cursos em escolas parceiras. Ressaltando que o valor da mensalidade será especialmente para novos alunos. O percentual de desconto para novos alunos será de 20%. Para usufruir dos descontos objeto deste convênio, os associados, funcionários e dependentes deverão apresentar, no ato da matrícula, documento de identificação que comprove o seu vínculo com o CRQ-VI (declaração, carteira funcional ou outro tipo de documento original)

A Comissão Organizadora do XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS PARTICULADOS – ENEMP 2019 (http://enemp2019.galoa.com.br/ , convida os profissionais da área da Química do CRQ VI Região a participar deste importante evento que contribui para o crescimento técnico-científico nacional, no cenário das Engenharias e Tecnologias, a realizar-se no período de 27 a 30 de Outubro de 2019 em Belém-PA.

Este evento é hoje, em nível nacional, o principal meio de interação, comunicação e divulgação de trabalhos e pesquisas na área de Sistemas Particulados e Escoamento em Meios Porosos, congregando profissionais, estudantes e docentes de várias engenharias em especial a Engenharia Química, de Alimentos, além da Química, Física e Matemática, o ENEMP vem contribuindo, desde 1973, de maneira significativa no desenvolvimento e nas tendências destes temas e inovação tecnológica.

Na oportunidade informamos que as submissões de trabalhos para apresentação no ENEMP 2019 podem ser realizadas no período de 22/04/2019 a 12/07/2019.

As instruções para elaboração dos trabalhos e submissão estão no site: www.enemp2019.galoa.com.br

Uma decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) estabelece que os profissionais e indústrias que atuam na indústria alimentícia devem ser registrados no Sistema CFQ/CRQ.

A decisão reafirma conclusão de primeira instância estabelecendo que o “critério para a obrigatoriedade de registro nos conselhos profissionais e contratação de profissional específico é determinado pela ‘atividade básica’ ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros”.

Na decisão, o TRF1 afirma ainda que o contrato social da indústria recorrida traz como atividades “indústria, exportação e importação de molhos, condimentos, caldos, conservas alimentícias, aditivos e conservantes para alimentos, extratos, desidratados, aromas, sucos, polpas e ingredientes para alimentos (…), atividade básica que está enquadrada nas atribuições dos profissionais de química, como prevê a Lei 2.800/1956 e não de qualquer área da engenharia”.

O caso objetivo julgado tratava de recurso do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) de Goiás contra empresa do Estado que havia sido multada por não estar registrada junto ao órgão. No recurso, o Crea/GO evoca uma lei estadual para fundamentar a fiscalização – hipótese rechaçada na decisão do TRF1, uma vez que a competência para legislar sobre registros profissionais é da União. A empresa recorrida está corretamente registrada junto ao Conselho Regional de Química da XII Região (CRQ XII).

O conteúdo da decisão reforça na jurisprudência o entendimento de que “se a atividade relacionada com engenharia tiver caráter meramente acessório, não é necessária a inscrição no conselho respectivo”.

para todos os cidadãos”.

Reprodução Fonte: Abiquim/Assessoria de Comunicação Social

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), por meio de seus membros dedicados à produção de resinas plásticas, lançou um compromisso voluntário para “promover e ampliar o alcance da Economia Circular nas embalagens plásticas”.

A proposta tem como objetivo reduzir os impactos do uso dos plásticos na sociedade a partir de metas ousadas de reaproveitamento.

De acordo com o compromisso, o objetivo assumido por parte dos produtores de resinas plásticas associados à Abiquim é reutilizar, reciclar ou revalorizar 100% das embalagens de plástico até 2040. Dentro do cronograma, as empresas envolvidas desenvolverão ao longo dos próximos meses seus planos Plurianuais para atingir a meta.

Como objetivo intermediário, o compromisso prevê que 50% das embalagens plásticas recebam esse tratamento até 2030.

A proposta da Abiquim estabelece ainda que 100% das empresas produtoras de resinas plásticas associadas devem adotar, até 2020, as melhores práticas do “Manual Perda Zero de Pellets” do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo.

A concretização das metas propostas, de acordo com a Abiquim, depende da observância de uma série de fatores que envolvem esforços de industriais, governos e da sociedade:

1. Aumentar os esforços ao longo da cadeia de valor para projetar e fornecer soluções de embalagens sustentáveis, facilitando a reutilização e a reciclagem;

2. Investir em pesquisa e desenvolvimento para o aprimoramento de tecnologias de reaproveitamento e revalorização dos plásticos, incluindo reciclagem mecânica, química e  energética, compostagem, além de outras que venham a surgir;

3. Aprimorar padrões de qualidade para resinas plásticas recicladas visando sua melhor aplicação e uso;

4. Monitorar as taxas de reciclagem e reuso de embalagens plásticas;

5. Evoluir a cadeia de reciclagem no âmbito da logística reversa;

6. Fomentar projetos educacionais para minimizar a geração de resíduos plásticos, para o uso consciente e para a correta coleta, segregação, reciclagem e reuso.

De acordo com a Abiquim, somente será possível atingir as metas através de um esforço integrado: “Isto demanda uma evolução na forma como projetamos, fabricamos e reciclamos as embalagens plásticas. Portanto, este compromisso voluntário constitui-se em um convite aberto a clientes, parceiros, associações de classe e membros da sociedade para trabalharmos juntos na busca de uma economia circular, minimizando impactos ao meio-ambiente e trazendo benefícios para todos os cidadãos”.

Reprodução Fonte: Abiquim/Assessoria de Comunicação Social

Vaga de Coordenador de qualidade.

Na Foto, o Presidente do CRQ-VI, Prof. Dr. Celio Augusto Gomes de Souza, com o colando Victor Oliveira Ferreira, na Formatura da Engenharia Química (4º semestre/2018) da FEQ-ITEC-UFPA.

Página 1 de 4
© 2019 Conselho Regional de Química da 6ª Região. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Prospecta Digital